domingo, 22 de julho de 2012

A maldita crise na Europa

Que tema chato de se falar, como tenho alguns papéis que não são apenas voltados ao mercado brasileiro sou obrigado a saber sobre as idas e vindas do mercado externo, o pessoal gosta muito da Europa mas vale lembrar que as outras bolsas também influenciam bastante as mudanças nos cenários econômicos.

Nas próximas semanas sugiro ficarem atentos ao anúncio do PIB do nosso amado EUA (sexta, 27) e os dados da indústria da China, além do Boletim Focus do Brasil, tudo indica que anunciará mais uma decaída na estimativa do PIB brazuca.

A situação da Zona do Euro (que é uma zona mesmo) não está nada pouco definida, mesmo após a União Europeia ter aprovado formalmente o resgate de € 100 bilhões aos bancos espanhóis na última sexta-feira, a medida não foi suficiente para elevar os ânimos dos investidores, mas, o país prevê que o PIB cairá 1,5% neste ano, contra os 1,7% anunciados anteriormente, o que significa uma recessão um pouco menor que o previsto. O presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, prometeu alguns estímulos mas até agora está só na promessa.




Esta crise vem do passado, começou mesmo antes da formação do Bloco Comum Europeu, no final dos anos 90. Em 1999 saia do papel a União, alguns problemas apareceram, como na hora de implementar a moeda comum, a moeda de troca devia ser igual, mas as antigas tinham um valor sentimental.

Outro problema que foi muito mais grave, que pode ser levado como lição em nossas vidas, foi que alguns países menores queriam o mesmo padrão de vida pra população de acordo com o padrão dos países mais desenvolvidos, o que fez com que as dívidas fossem se acumulando, pois os pobres queriam ter o que não conseguiam pagar, então, jogavam a dívida nas costas dos mais ricos, quase igual ao que acontece quando nós temos um filho sem antes houver um planejamento, ou quando casamos com uma mulher que tem o cérebro totalmente corrompido pelos comerciais televisivos.
Como já disse antes eu até que gosto deste cenário porque isso nos dá uma chance de comprar barato ações com grande chance de crescimento, temos um bom exemplo da Petro, que embora esteja com alguns problemas políticos tem um interessante valuation, depois de cair 2 anos ela chegou a um ponto atrativo, que está abaixo de seu valor patrimonial, cada ação está em torno de 20, mas o topo histórico é de R$ 45,49.

Mas cada um reage de um jeito, alguns têm medo e aversão ao risco, eu sugiro que fiquem fora do mercado de ações, apenas acompanhando de perto e quando tudo isso acabar voltarem e comprarem.


Por hoje é só. Bom começo de semana à todos.



keep going!

14 comentários:

  1. Vc viu LC que Pequim está debaixo dagua?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei de ver, a pior chuva em 60 anos.
      Nessas horas que eu agradeço por morar no Brasil

      Excluir
  2. É pessoal a coisa ta feia.
    Estou com dinheiro parado na corretora e não sei o que fazer, pois as ações que comprei o mês passado só estão tomando chumbo grosso.
    Fico com receio de arriscar comprar mais algumas coisa e tomar chumbo também, sei que o senário fai mudar. O problema é quando?
    LDC, vc ainda diz no texto que a coisa ainda pode piorar.
    Ainda bem que não tenho problema no coração. Rsrsrsrsrr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim cara, pode piorar, essa crise pode ser tão ruim quanto a de 2009. Meu conselho é ter paciência e aportar com objetividade.

      Excluir
  3. Bendita crise europeia.Quero que Bovespa vá até 20000 pontos.Estou formando patrimônio, então quero 6 anos de baixa. Quero comprar ações custando menos que o Capital de giro líquido.

    ResponderExcluir
  4. Alguém aqui já usou o método de aportes dobrados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar, vou procurar saber mais neste final de semana

      Excluir
  5. Resposta a sua pergunta no Blog do Pobretão:

    O LOTE PADRÃO SÃO 100 AÇÕES
    SE VOCÊ COMPRAR 200, 300, 500, 1000000 AÇÕES, PAGARÁ APENAS UMA CORRETAGEM
    MAS SE COMPRAR 101, 250, 399, VAI PAGAR DUAS CORRETAGENS: UMA DO LOTE PADRÃO E OUTRA DA FRAÇÃO

    EXEMPLO:
    ORDEM: 100 ELPL4 - UMA CORRETAGEM
    ORDEM: 500 ELPL4 - UMA CORRETAGEM
    ORDEM: 150000 ELPL4 - UMA CORRETAGEM

    AGORA:
    ORDEM: 101 ELPL4 - DUAS CORRETAGENS: 100 ELPL4 + 1 ELPL4F (FRACIONÁRIO)
    ORDEM: 699 ELPL4 - DUAS CORRETAGENS: 600 ELPL4 + 99 ELPL4F (FRACIONÁRIO)
    ORDEM: 1009 ELPL4 - DUAS CORRETAGENS: 1000 ELPL4 + 9 ELPL4F (FRACIONÁRIO)

    GROSSO MODO, COMPRANDO LOTES QUE NÃO SEJAM MÚLTIPLOS DE 100, VOCÊ ESTÁ COMPRANDO DUAS AÇÕES DIFERENTES: A NORMAL (EXEMPLO: ELPL4) E A FRACIONÁRIA (ELPL4F, COM O "F" NO FINAL)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, muito obrigado.
      Eu entrei em contato com a minha corretora e anteontem é isso mesmo, muito obrigado por sua preocupação, ainda bem que não era como eu pensava, os custos seriam inviáveis.

      Obrigado
      LC

      Excluir
  6. Chefe, vc não tá seguindo os conselhos do Tio Buffett

    "Mas cada um reage de um jeito, alguns têm medo e aversão ao risco, eu sugiro que fiquem fora do mercado de ações, apenas acompanhando de perto e quando tudo isso acabar voltarem e comprarem."

    É pra entrar qdo então, qdo tiver nos 74mil ?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quis dizer quando a incerteza em relação a bolsa cair mais ainda acabar, não esperar os preços subirem, eu me expressei mal, mas foi isso que eu quis dizer

      Excluir
  7. Essa é uma época muito boa para comprar mais, ter paciência e esperar valorização.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cara, eu queria comprar ontem e hoje mas essa alanvancagem não me deixou!

      Excluir