domingo, 8 de julho de 2012

Como eu comecei!

Nesta manhã maravilhosa acordei com vontade de falar como eu comecei (lembrando que esse blog terá como objetivo lançar ideias e compartilhar pensamentos para que consigamos tomar as melhores decisões, analisando os meus e os seus erros para que não os cometamos novamente e não falar sobre mim).


Então vamos lá, assim como o pobreta eu sempre fui o último a ganhar as coisas entre meus colegas, meu Atari veio na época do Nitendo, meu Nitendo ganhei na época do Play 1, meu PolyStation (isso mesmo) veio quando todo mundo tinha Nitendo 64 ou Master System, meu Play 2 eu que comprei. Entre outras coisas além de video games.


Em 2008 eu estava indo para último ano do ensino médio e comecei a conhecer algumas opções de investimentos (mas só conhecer porque não tinha dinheiro), li alguns livros do Gustavo Cerbasi, do Warren Buffett, alguns outros sobre riqueza e acumulação, outros relacionados apenas a ações, sobre análises técnicas (que é a eu mais utilizo) e fundamentalista entre outros.


Quando eu entrei na faculdade e comecei a estagiar percebi que tudo o que acontecia comigo na infância piorou, porque sempre convivi com pessoas de baixo ou médio poder aquisitivo e agora estava convivendo com pessoas que gastam dinheiro como se fosse água.

Estudei muito sobre Renda Fixa e comecei a aplicar em poupança, quando tinha uns 18 anos, investia muito pouco, algo em torno de 200 a.m, mas isso me dava alegria.


Depois me interessei por CDBs e pesquisei sobre, gostei das taxas do Banco Sofisa, até hoje gosto, então comecei a aplicar lá.


No final de 2011 vi que as ações da Petrobrás estavam muito desvalorizadas, só que eu ainda não tinha conta em nenhuma corretora e ainda não tinha experiência prática em ações, o que eu fiz? Comecei a aportar em fundos do BB, fundos que tinham PETR3 e 4 como 95% da carteira.


Como todo mundo deve ter acompanhado na virada de 2011 para 2012 as ações da PETR alavancaram bastante, aquilo me entusiasmou muito, então abri uma conta em uma corretora e comprei algumas ações em Março, quando os papéis estavam caindo mas ainda não tanto quanto agora, o resultado disso foi uma perda em meu patrimônio.


A maior parte das perdas que tive é resultado da minha investida em papéis da Suzano Papel. Mas eu foco em investir no longo/longuíssimo prazo, po isso não me importo muito, minha estratégia atual é investir em empresas desvalorizadas e excelentes pagadoras de dividendos, FIIs também podem entrar na lista, mas as barganhas que o mercado está oferecendo não me deixa investir nelas.

Hoje me considero muito melhor do que antes e não compro nenhum papel por impulso, estudo criteriosamente os balanços, as estratégias de crescimento, o preço atual das ações em relação ao passado, os comandantes das empresas, entre outras informações que aparecerem.


Atualmente os papéis que tenho só estão em minha carteira porque pagam bons dividendos, têm uma excelente probabilidade de valorizarem mais do que 40% no médio e longo prazos ou comprei caro e estou com pena de vender tão barato haha.


"As ações são simples. Basta escolher grandes empresas gerenciadas por pessoas competentes e íntegras e comprar suas ações por um preço inferior ao seu valor intrínseco. Depois, basta manter essas ações para sempre." (Warren Buffett)

 


9 comentários:

  1. Bacana... dá pra ver que você não anda com a manda e está no caminho certo...

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um dos mandamentos dos grandes, não andar com a manada e antecipar os movimentos deles.

      Excluir
  2. Não se preocupe LC, pois eu abri a minha conta na corretora na mesma época que vc... kkkkkkkkkk Estamos juntos nesse fumo.

    Eu também sou um investidor de Longuíssimo prazo. Dois ou três dias depois lá estou eu realizando... kkkkkkkkkkk

    Um abraço e seja bem vindo a blogosfera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eike,
      Seus trades são inspiradores, eu farei alguns num futuro próximo.

      Excluir
  3. LdC,

    Boa a citação do Buffett, pena que ela exclua PETRO, VALE e BB. Infelizmente estas empresas não são administradas em benefício do acionista minoritário. O chefe lá é outro. O bom é que pode mudar, só depende de nós, no dia da eleição.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correto Mat, mas eu gosto dos dividendos que o BB paga e promete pagar, a Petr está bem desvalorizada, estou apostando em alavancagem, já a Vale ñ me atrai ainda.

      Excluir
  4. olá livre do chefe!

    Tenho a mesma idade que você, porém ainda não abri conta em corretora nenhuma, ainda estou somente na renda fixa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, sugiro a vc que estude bastante o mercado, acumule uma graninha maior que 5 mil pra investir em ações, eu entrei nesse mercado investindo em fundos, mas fundos não compensam pra valores maiores q 5 mil já que as menores taxas de administração são de 2%a.a

      Excluir