sábado, 7 de julho de 2012

Quais são seus planos Livre do Chefe?

Meu plano mestre é me tornar independente financeiramente, meu objetivo é alcançar isso em 15 anos, para isso acontecer terei que melhorar meus aportes, que hoje são de 700 por mês, vamos aos números.

Aporte: R$ 8400,00 a.a ou 700 a.m

Rentabilidade esperada: 13% a.a

Inflação: 5% a.a

Rentabilidade real: 8% a.a

Tempo: 15 anos

Segue abaixo a fórmula para descobrir o valor futuro ao final do período:

Obs.: Vocês podem usar a fórmula de PG para descobrir qual o prazo necessário para ter tal quantia, essa fórmula é para calcular com um prazo já determinado, ou seja, na PG o prazo é igual a x, nesta o montante é que é igual a x.

M= 8400 x (((1,08^15)-1) x 1,08) / 0,08)

M= 246.323,98

Ou seja, ainda não serei um milionário, mas é lógico que eu posso ter uma rentabilidade maior que essa e que aumentarei meus aportes com o tempo, mas sejamos menos otimistas.

Por exemplo, se eu aportar R$ 2100 a.m e ter uma rentabilidade de 1% a.m, em 15 anos estarei milionário.

Nossa que prazo enorme não? Mas se pensarmos que em 10 anos, terei um pouco menos que 485 mil, e uma rentabilidade de 4.850,00 a.m (1% a.m), ou que em 5 anos terei mais ou menos 170 mil e uma rentabilidade de 1.700 veremos que no curto e médio prazo também terei ótimos e gratificantes rendimentos.

Façam as contas como se estivessem pondo esse valor (2100) embaixo do colchão, sem investir só acumulação mesmo, e verão que:

2100 a.m em 15 anos = meros 378.000 (investindo seríamos milionários)

2100 a.m em 10 anos = meríssimos 252.000 (investindo seríamos "meio milionários)

2100 a.m em 5 anos = brochantes 126.000 (investindo seríamos pobres ainda mas teríamos mais)


Segue abaixo um link interessante onde vocês poderão fazer projeções sem essas contas matemáticas malucas. É uma mão na roda e bem simples.

http://fazaconta.com/valor-futuro-investimentos.htm










2 comentários:

  1. Amigo: seu plano é legal e factível, mas achei essa rentabilidade um pouco elevada.

    Abraço!

    Corey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey
      Mas os dividendos ajudarão na rentabilidade já que eu focarei neles, quando eu fiz esse post não levei em consideração que os meus aportes tbm acompanharão a inflação, então ñ deveria considerá-la.

      Abraços cara

      Excluir