domingo, 19 de agosto de 2012

Tendências: O histórico é e sempre será importante

Olá pessoal, estava sentindo falta de publicar algo, hoje eu vou falar sobre tendências, o motivo deste assunto é que eu vi um comentário em algum blog - não me recordo qual - em que o cara comprou ações da Forjas Taurus mas foi criticado porque as ações já subiram bastante este ano, e disseram que o timing dele estava atrasado e que não era pra ele ter comprado, em concordo em partes: o timing dele realmente está atrasado, mas a compra não é necessariamente um erro.

1. Vamos dar uma olhada nas ações das empresas que mais valorizaram nos últimos 36 meses:




















Percebam que todas as ações têm um bom histórico, elas têm bons resultados não só em um curto período, mas sim durante um bom tempo.
Elas estão mostrando bons resultados a algum tempo e o mercado está percebendo isto.

2. Agora vamos ver as ações que mais se desvalorizaram:




















Percebam que elas já estavam apresentando resultados ruins desde sempre, estas empresas estão passando por um período difícil e o preço de suas respectivas ações só cai.

Ou seja, se uma ação teve uma boa valorização no ano isso não significa que ela não pode valorizar mais, vimos acima vários "combos", embalaram várias valorizações.

3. Pra confirmar, vamos olhar agora as ações que tiveram as menores valorizações:





















A maioria delas tiveram valorizações que nem ao menos bateram a renda fixa, e o história da maioria é negativo ou com pouca valorização.

4. Vamos olhar as ações que "caíram pouco":




















Vejam que há um mix, mas boa parte delas apresentavam bons resultados e estão desvalorizando pouco, mas é lógico que há algumas que estavam na pindaíba, desvalorizando muitíssimo e agora estão reagindo e talvez - temos que analisar - podem apresentar resultados positivos denovo.


Então, vamos ficar atentos ao passado das empresas, ao histórico, se elas já vêm apresentando bons resultados, se elas continuarão apresentando bons resultados. Eu revi toda a minha carteira atual e confesso que não ficaria com uma ação que tenho agora, também confesso que não estou arrependido com meu portfólio, só que não aportarei mais em alguns por enquanto e que comprarei novas ações. Essa decisão foi tomada pois garimpei o mercado e encontrei empresas sólidas e com excelente oportunidade de crescimento, no próximo post falo mais sobre elas.


Um grande abraço e fiquem a vontade pra questionar e comentar.
LC

7 comentários:

  1. Olá,

    Por isso que eu acho importante a definição de uma estratégia. Se a ideia é fazer buy and hold, esqueça as cotações e concentre-se somente nos fundamentos da empresa.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Para vc ver como são as coisas... do dia 15 ao 16 eu ganhei 254,94 com PDGR Gafisa, que estão na lista das ações que mais perderam.

    E a Usiminas que do dia 3 até o dia 6 ganhei 409,7?

    O que acha Chefe? kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. normalmente, no curto prazo, as empresas que mais desvalorizaram sempre valorizam mais do que as outras quando o mercado tá de bom humor

      Excluir
  3. Essas informações são extremamente importantes, conseguiu elas em que site, tem como passar link, no livro de Damodaran chamado mitos sobre investimentos ele fala sobre esta maneira de investir que é chamado impulso, na qual o investidor escolhe os papeis que subiram mais no ano anterior, muito interessante isso.

    Um abração!

    Lord

    ResponderExcluir